Parque Estadual Fontes do Ipiranga - PEFI - Parque do Estado no Ipiranga

Parque Estadual Fontes do IpirangaO Parque Estadual Fontes do Ipiranga ou PEFI foi criado em 12 de agosto de 1991 pelo Decreto lei estadual 52.281 e está localizado no município de São Paulo (SP), Brasil. O parque também é conhecido como Parque do Estado.

Geografia

É uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica no município de São Paulo. Estende-se por 526 hectares.

História

O parque nasceu no final do século XIX com a desapropriação, pelo governo do estado, das fazendas de café da região.

A desapropriação foi motivada pela fartura de água existente no local. A riqueza hídrica encontrada serviria ao abastecimento da região sul da capital paulista. Mas, a partir da década de 1920, a cidade passou a crescer muito e a água do parque não seria mais suficiente.

Conseqüentemente, a região foi dividida em algumas partes e encaminhada à competência de órgãos do governo estadual.

Na década de 1950 foi construída a avenida Miguel Stéfano para melhorar o deslocamento no interior do parque.

A região possui uma importância histórica considerável, pois abriga as nascentes do riacho Ipiranga, onde a Independência do Brasil foi declarada.

No ano de 1998, o parque foi palco de uma série de estupros resultados em mortes, num total de 6 vítimas mulheres jovens e bem estudadas. O culpado pelos crimes foi Francisco de Assis Pereira, motoboy da capital paulistana, conhecido como Maníaco do Parque.

Preservação

Um grupo de trabalho foi criado em 1993 para elaborar um diagnóstico do estado de preservação daquela área. A partir dessas informações, políticas de preservação ambiental seriam implantadas.

O Conselho de Defesa foi criado pelo decreto nº 43.342, de 22 de julho de 1998, para elaborar políticas para a preservação.

Parque Estadual Fontes do Ipiranga - PEFI - Parque do Estado no Ipiranga
Avenida Miguel Estéfno, 3687 - Bairro Ipiranga - São Paulo - SP
CEP: 04301-012
(11) 5073-6300




  Sobre o EncontraIpiranga
Fale com EncontraIpiranga
Anuncie no EncontraIpiranga
Cadastre sua Empresa no EncontraIpiranga (grátis)



Termos EncontraIpiranga | Privacidade EncontraIpiranga

Bandeira do bairro do Ipiranga