Museu de Zoologia no Ipiranga

Esqueleto no Museu de Zoologia da USP no Bairro IpirangaO Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890 quando diversas coleções formaram o Museu Paulista.

Em 1890, o Conselheiro Francisco Mayrink doou ao Governo do Estado de São Paulo uma coleção de história natural, que havia sido reunida por Joaquim Sertório a partir de 1870.
Esse acervo foi então organizado junto à Comissão Geográfica e Geológica e, incorporado a outros, fez parte do Museu Paulista que ocupou o prédio-monumento inaugurado em 1895 aqui no Ipiranga.

Nos 40 anos seguintes, muitos trabalhos foram desenvolvidos com o auxílio das crescentes coleções zoológicas, botânicas, etnográficas e históricas abrigadas no Museu Paulista.

Em 11 de janeiro de 1939, foi criado o Departamento de Zoologia, da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio do Estado de São Paulo, que sucedia a Seção de Zoologia do Museu Paulista.
Fosseis no Museu de Zoologia da USP no Bairro Ipiranga

Junto com a criação do Departamento de Zoologia, foi projetado um novo prédio para a coleção zoológica. Com o término da construção, em 1940-41, o acervo zoológico foi transferido para o edifício que hoje ocupa.

Em 1969, o Museu de Zoologia passou a fazer parte da Universidade de São Paulo e recebeu seu nome atual.

 

 

Museu de Zoologia no Ipiranga
Avenida Nazaré, 481 - Bairro do Ipiranga - São Paulo - SP
CEP: 04263-000
(11) 2065-8115

 



  Sobre o EncontraIpiranga
Fale com EncontraIpiranga
Anuncie no EncontraIpiranga
Cadastre sua Empresa no EncontraIpiranga (grátis)



Termos EncontraIpiranga | Privacidade EncontraIpiranga

Bandeira do bairro do Ipiranga