História do Ipiranga

História do IpirangaO Ipiranga é a nossa comunidade carregada de contrastes. Vários bairros num só, o bairro histórico da Independência e a maior favela de São Paulo "Heliópolis", assim como também o Ipiranga dos casarões da Bom Pastor da Família Jafet e o extinto bairro industrial das proximidades da Thabor. O Bairro religioso abrigando muitas ordens religiosas e o comércio da Silva Bueno.




Localização e Limites

Ipiranga é um distrito localizado na região sudeste do município de São Paulo, cujo nome foi extraído do córrego que o corta, e cujo nome significa, em tupi-guarani, rio vermelho, devido às águas barrentas do riacho. 

Neste bairro está localizado o Parque da Independência, local onde, conforme a tradição histórica, o imperador Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil, além do Museu do Ipiranga, com arquitetura em estilo clássico, que guarda um grande número de relíquias do período colonial brasileiro, e do Museu de Zoologia.

O distrito é localizado entre os distritos da Mooca, Sé, Sacomã, Cursino, Vila Mariana e o município de São Caetano do Sul. Também é servido pelas estações Ipiranga e Tamanduateí da CPTM, e pelas estações Imigrantes e Alto do Ipiranga do metrô.



Como surgiu

A história do Ipiranga, desde o início, está associada aos deslocamentos entre a capital e o litoral paulista. Devido ao posicionamento geográfico, a região era passagem obrigatória daqueles que, vindo do núcleo central da cidade, se dirigiam aos caminhos que permitiriam cruzar a serra do mar em direção à baixada santista. Isso fez com que o bairro entrasse para a História do Brasil ao se tornar cenário do evento em que Dom Pedro I, vindo de uma de suas andanças pela cidade de Santos, decide proclamar a independência do Brasil em uma de suas paradas às margens do riacho do Ipiranga. O episódio ficou registrado no famoso quadro de Pedro Américo e na letra do Hino Nacional Brasileiro.

Posteriormente, a inauguração da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, em 1867, permitiu que a região, até então um lugarejo nos arrabaldes da cidade de São Paulo, se integrasse definitivamente à malha da cidade.

Também por causa da ferrovia o Ipiranga começou a ser caracterizado como um bairro industrial, já que muitas fábricas aproveitavam as facilidades proporcionadas pela proximidade com os trilhos que ligavam a cidade tanto com o litoral como com o interior para se estabelecerem na região.

A região próxima ao Rio Tamanduateí era tão caracterizada pelas indústrias, que os bondes e ônibus que para lá se dirigiam tinham no letreiro o título Fábrica.
Em 1947, a inauguração da Rodovia Anchieta só viria reforçar essa vocação, trazendo uma nova leva de indústrias para a região.

Paralelamente, a Rua Bom Pastor e Avenida Dom Pedro I, ficaram caracterizadas por casarões de famílias abastadas e pela classe média que trabalhava nas fábricas ou em outros bairros de São Paulo. Enquanto isso, na Avenida Nazaré, que corria ao longo do topo da colina do Ipiranga, instituições de ensino ou caridade ligadas à igreja católica, despontavam ocupando parte do espaço.

A partir dos anos 70, por motivos principalmente econômicos, o Ipiranga começou a perder essas indústrias para outras regiões e outras cidades. Os espaços vacantes passaram a ser gradualmente ocupados por comércio, serviços e, mais recentemente, por grandes empreendimentos residenciais.

Atualmente a região desenvolve uma nova caracterização como fornecedora de serviços ao mesmo tempo que vivencia uma verticalização imobiliária em franca expansão, ambos os aspectos tem sido especialmente reforçados pela chegada do metrô, que facilita a integração do bairro com o restante da cidade e permitindo o deslocamento para o Ipiranga de pessoas de outras regiões da cidade em busca de opções de lazer, cultura e ensino.


fonte:Subprefeitura do Distrito de Ipiranga



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Bandeira do bairro do Ipiranga