Museu do Ipiranga adere à greve da USP
sexta-feira, 22 de maio de 2009Os funcionários do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido como Museu do Ipiranga, entraram em greve nesta segunda-feira. Eles aderiram ao movimento que começou no dia 5/5 na universidade e não tem previsão de término.
Nesta terça-feira, os funcionários da USP realizaram nova assembléia para decidir os rumos da paralisação e decidiram mantê-la por tempo indeterminado. Em sua página na internet, o pessoal do museu colocou um comunicado para noticiar a adesão.
O texto reivindica as mesmas melhorias pedidas pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp), como a regularização das 5.214 vagas da USP e a readmissão de um diretor afastado do sindicato.
Construído para celebrar a independência do Brasil, o prédio do Museu do Ipiranga foi concluído em 1890. A instituição tem um grande acervo de objetos e obras de arte ligadas ao período da proclamação, em 1822. Um dos destaques arquitetônicos da construção, projetada pelo italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, são os seus jardins.