Ex-presidente lança Instituto Lula no Ipiranga
quarta-feira, 17 de agosto de 2011O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta segunda-feira (15) o Instituto Lula, para promover a integração social e de investimentos do Brasil com países da África e da América Latina. A entidade substituirá o Instituto Cidadania e terá entre seus associados empresários, lideranças de movimentos sociais, ministro e ex-ministros.
A entidade poderá se associar a governos, de acordo com informações divulgadas pela assessoria de Lula sobre o estatuto do instituto.
Lula é o presidente de honra da associação social e sócio numero um. A esposa do ex-presidente, Marisa, é a sócio número dois. O instituto será comandado pelo ex-presidente do Sebrae Paulo Okamotto, antigo amigo de Lula, que já pagou até mesmo uma dívida de R$ 29,4 mil do ex-presidente. A entidade terá cinco diretores: os ex-ministros Paulo Vanucchi e Luiz Dulci, a ex-assessora especial de Lula na Presidência Clara Ant, o deputado federal José de Filippi (PT-SP), ex-tesoureiro da campanha eleitoral de Lula e da presidente Dilma Rousseff, além de Okamotto.
Entre os associados estão o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), os ex-ministros Walfrido dos Mares Guia, Miguel Jorge, Marcio Thomaz Bastos e Franklin Martins, os deputados federais do PT-SP Arlindo Chinaglia e Devanir Ribeiro, as intelectuais Maria Victoria Benevides e Marilena Chauí, o advogado Roberto Teixeira e lideranças de movimentos sociais, como o de catadores de lixo.
Os empresários devem ajudar na captação de recursos, tanto para financiar a manutenção do instituto quanto para os investimentos em países da África e da América Latina.
O ex-presidente Lula esteve reunido com os diretores e integrantes do instituto, em um hotel em São Paulo. “Se eu tivesse juízo, não estaria aqui inventando o instituto. Estaria aproveitando a aposentadoria”, teria brincado Lula na reunião, segundo relatos.
A princípio, o Instituto Lula ficará na mesma sede do Instituto Cidadania, no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. A direção da associação social, no entanto, procura um local maior para a sede. Ainda não foi definida a previsão de receita nem de despesa da associação social.
Além do instituto, o ex-presidente está articulando a construção do Memorial da Democracia, que trará o histórico das lutas sociais do país no período pós-ditadura e do governo Lula, além do acervo dos oito anos da gestão do ex-presidente.
Fonte: Valor Online
Mais notícias sobre o Ipiranga:
- Oito hospitais estaduais, incluindo o da região do Ipiranga, farão mutirão contra câncer de pele neste sábado
- Gangue da bicicleta ataca no Ipiranga
- Sem-terra desocupam Instituto Lula no Ipiranga
- Ônibus desgovernado invade calçada e atinge 15 pessoas no Ipiranga
- Governo de São Paulo é condenado por racismo em escola no Ipiranga