Reforma do museu do Ipiranga vai custar, no mínimo, R$ 21 milhões
terça-feira, 18 de dezembro de 2012A direção do museu do Ipiranga (zona sul de São Paulo) calcula que a reforma do edifício custará, no mínimo, R$ 21 milhões com rampas, saguão, subsolo e torres, além de restauro da fachada.
A diretora do museu, a arquiteta Sheila Ornstein, afirma, porém, que este valor pode ser muito maior se forem necessárias obras de reforço de fundações e estrutura. O museu tem fachada descascada e rachaduras nos tetos.
Ornstein é diretora há oito meses. Diz que quando assumiu o cargo já conhecia os problemas e que a USP, administradora do museu, já começava a solucioná-los.
A causa dos problemas de infraestrutura pode ter sido uma obra no subsolo, em 1940, que o adaptou para receber exposições e a administração.
Parte da reforma cortou fundações, e isso causou trincos. Obras de contenção na década de 90 permitiram a estabilização e não há risco de desmoronamento, diz Ornstein.
Mas faz a ressalva: a última grande manutenção ocorreu há mais de 20 anos. “Para o desempenho estrutural continuar nos patamares desejáveis, é muito importante que se realizem obras de manutenção.”
Osetor administrativo se mudou para permitir as obras no subsolo.
“O museu está em plena atividade, estamos comprando acervo e mantendo uma exposição prevista para o fim de 2013”, afirma a diretora.
Ela diz que não pretende fechar o museu para as obras, e que o acervo será transferido dentro do museu na reforma.
Fonte: Folha.com
Mais notícias sobre o Ipiranga:
- A Equipe do Encontra Ipiranga deseja às nossas leitoras um excelente Dia Internacional da Mulher
- Presa dupla responsável por ataques a papelaria no Ipiranga
- EncontraSP cria novos sites de bairros: Vila Mariana, Vila Madalena, Higienópolis e Santo Amaro!
- Sensação da MPB, Filipe Catto faz show no Sesc Ipiranga
- Mostra exibe obras de Pedro Almodóvar na Biblioteca Roberto Santos, no Ipiranga