Operação Delegada é ampliada e passa a abranger bairro do Ipiranga
quarta-feira, 10 de novembro de 2010Desde esta segunda-feira (8), mais quatro subprefeituras de São Paulo passaram a receber a fiscalização intensiva contra o comércio irregular de ambulantes. A Operação Delegada, realizada por meio do convênio da Prefeitura de São Paulo com a Polícia Militar, chegou aos bairros do Ipiranga, São Miguel Paulista, Vila Prudente e Itaim Paulista.
A ampliação do convênio, que inclui 500 novos policiais à operação, prevê a fiscalização na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra e imediações (São Miguel); avenida Marechal Tito e imediações (Itaim Paulista), além das imediações dos metrôs Vila Prudente e Ipiranga. A Operação Delegada começou em 2 de dezembro de 2009 e foi realizada a partir de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, e o Governo do Estado.
Policiais militares, em dias de folga, passaram a fiscalizar os ambulantes que trabalhavam irregularmente na rua 25 de Março e adjacências. Cerca de 250 policiais militares, divididos em três turnos, patrulham a área das 6h às 19h. A iniciativa foi estendida para o Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, em 8 de dezembro. Em 13 de janeiro, policiais militares passaram a atuar no Largo da Concórdia e, em 6 de abril, a operação foi estendida à rua José Paulino e imediações.
A Operação Delegada é uma oportunidade para policiais militares que queiram usar seus dias de folga para complementar a renda familiar. Os PMs podem trabalhar até 96 horas por mês na operação. O salário, pago pela Prefeitura, é de R$ 12,33/hora para os praças e de R$ 16,45/hora para os oficiais.
Os policiais que participam da Operação Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, até mesmo com seguro e assistência médica.
Resultados
“A Operação Delegada apresentou resultados extremamente positivos em todas as regiões onde foi implantada e a expansão desta iniciativa visa a intensificar o combate ao comércio clandestino e aos prejuízos que a sociedade sofre com essa prática”, destaca o secretário de Coordenação das Subprefeituras.
Desde o início da operação na região da rua 25 de Março, o número de ocorrências criminais na área registrou queda de 80%. Os roubos em geral recuaram 59% e os de carga, 91%. Os furtos de objetos diminuíram 20% e os de veículos, 29%. Por dia são apreendidos, em média, 400 sacos de mercadorias contrabandeadas.
A região do Largo da Concórdia, que abrange as ruas Barão de Ladário e Maria Marcolina, apresentou queda de 43,7% no registro de roubos e 12,5% no de furtos, na comparação dos três primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2009. A diminuição da criminalidade é notória em algumas ruas, como a Rangel Pestana, com redução de 80% nos roubos e 28% nos furtos.
Fonte: Prefeitura de São Paulo