Museu do Ipiranga

Museu do IpirangaO estilo renascentista do edifício de 1895, Museu do Ipiranga, une sua grandiosidade ao acervo que veio, principalmente, da coleção pessoal do coronel paulista Joaquim Sertório. O acervo de história natural do militar deu origem ao Museu do Ipiranga, localizado dentro do Parque da Independência.

Com mais de 125 mil itens, a casa guarda objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. As peças encontradas no acervo do museu retratam a vida no país, especialmente em São Paulo, desde os idos de 1500 até 1950.Escadaria do Museu do Ipiranga

A construção abriga também duas bibliotecas e seções que tratam de documentação arquivística e iconográfica e laboratórios de conservação e restauro. No passeio pode se observar o trabalho de projeto do italiano Ettore Ximenez, em granito, com adornos em bronze - a estátua em homenagem ao "grito", em cujo subsolo se encontram os despojos de D. Pedro I e suas duas esposas.

O Museu do Ipiranga passou por uma reforma que custou R$ 5 milhões, dinheiro captado por lei de incentivos estadual e de patrocinadores. Fontes e chafarizes instalados em frente voltam a funcionar, como uma homenagem aos 450 anos da cidade e ao 7 de setembro. Além de ser considerado um marco histórico, o Parque Independência e o Museu do Ipiranga é tombado desde 1975.

 

Museu do Ipiranga
Avenida Nazareth s/n - Bairro Ipiranga - São Paulo - SP
CEP: 04262-100
(11) 2273-7250


 








 
  Sobre o EncontraIpiranga
Fale com EncontraIpiranga
Anuncie no EncontraIpiranga
Cadastre sua Empresa no EncontraIpiranga (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraIpiranga | Privacidade EncontraIpiranga

Bandeira do bairro do Ipiranga