Casa do Grito no Ipiranga

Casa do Grito no IpirangaA Casa do Grito foi desapropriada em 1936, permanecendo semi-abandonada até 1955, quando se realizou uma restauração que procurava aproximá-la à casa representada na tela de Pedro Américo, que se encontra no Salão Nobre do Museu Paulista (Museu do Ipiranga).

Nessa restauração lhe foi incorporada uma falsa janela em uma de suas paredes, a fim de torná-la o mais fiel possível à representação artística do pintor. Nessa ocasião que o imóvel passou a ser conhecido como "Casa do Grito".

Foi tombada em 1975 pelo CONDEPHAAT e, em 1981, foi submetida a pesquisas arqueológicas e a obras de restauro que procuraram corrigir os excessos das intervenções realizadas ao longo dos anos. Nos anos 2007 e 2008, passou por novo processo de restauração, sendo reinagurada no dia 7 de setembro de 2008.

A Casa do Grito se localiza no interior do Parque da Independência, no Ipiranga e abriga exposições diversas com temas relacionados à cidade de São Paulo. A visitação pública é permitida de terça a domingo, das 9:00 às 17:00 horas.

Casa do Grito no Ipiranga
Praça Do Monumento, s/n - Bairro Ipiranga - São Paulo - SP
(11) 2273 4981




  Sobre o EncontraIpiranga
Fale com EncontraIpiranga
Anuncie no EncontraIpiranga
Cadastre sua Empresa no EncontraIpiranga (grátis)



Termos EncontraIpiranga | Privacidade EncontraIpiranga

Bandeira do bairro do Ipiranga